A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que costuma acometer, principalmente, mulheres de fototipos claros e com mais de 30 anos. Seus sintomas variam de acordo com o seu grau de evolução.
A primeira manifestação é a vermelhidão facial, geralmente acompanhada de calor, ardência e queimação. Em um outro momento, ocorre um aumento dos pequenos vasos sanguíneos do rosto e o surgimento de pápulas ou pústulas, lesões que lembram espinhas. Já na fase mais avançada (e também mais rara) determinadas regiões da face podem ganhar aspecto lobulado e espesso.
Embora não tenha cura, a rosácea pode ser bem controlada com medicamentos tópicos e orais, associados a tratamentos realizados em consultório. Entre eles, merecem destaque as terapias de Luz Intensa Pulsada e o laser Fotona Spectro, que agem seletivamente nos vasos sanguíneos e reduzem a vermelhidão da pele.
Além disso, os pacientes devem evitar os fatores desencadeantes e agravantes em época de crise, como estresse, bebidas alcoólicas (principalmente o vinho), exposição solar e ambientes muito quentes.
Para saber mais sobre a consulta e tratamento entre em contato pelo link: