COMPARTILHE

queloide

A queloide é uma cicatriz volumosa que surge em decorrência de uma alteração no processo natural de cicatrização, caracterizado pela excessiva deposição de matriz extracelular. Em outras palavras, é como se as células não soubessem o momento certo de parar de produzir um novo tecido para a pele. Esse desequilíbrio na regeneração do tecido cicatricial pode ocorrer por diversos motivos, mas costuma afetar pessoas predispostas geneticamente ao quadro.

Muitas vezes, as queloides são confundidas com cicatrizes hipertróficas, já que ambas formam uma lesão alta e avermelhada, que pode vir acompanhada de coceira e até dor. A principal diferença é que a queloide pode ultrapassar o limite do trauma e continuar crescendo ao longo dos anos. Já a cicatriz hipertrófica fica restrita à cicatriz, podendo até regredir posteriormente.

Atualmente, existem vários tratamentos para amenizar as cicatrizes, como peelings, preenchimento, laser e até mesmo cirurgias. Converse com o seu dermatologista para saber o que é mais indicado para o seu caso.

COMPARTILHE